Confira o novo Curso VET Profissional Cirurgia de Grandes Animais

O novo Curso VET Profissional Cirurgia de Grandes Animais é composto de dezenove aulas, que demonstram várias práticas cirúrgicas

Confira o novo curso VetProfissional Cirurgia em Grandes Animais

A abrangente área de cirurgia em grandes animais engloba diversos procedimentos e/ou intervenções, que o médico veterinário precisa dominar, para garantir a saúde do rebanho. Como os bovinos apresentam grande porte, o deslocamento para clínicas torna-se inviável. Felizmente, com os avanços na medicina veterinária, é possível fazer cirurgias a campo – dentre elas, descorna, castração, orquiectomia, cesariana, além de amputação de dígito.

Na cirurgia de descorna, por exemplo, o veterinário extrai os chifres, com o objetivo não apenas de melhorar a estética do bovino, mas também prevenir fraturas. Em muitos casos, animais mais ariscos fraturam os chifres, que devem ser retirados cirurgicamente. Outro fator determinante para a descorna de bois é a disputa por território. Na briga, um animal pode machucar o outro com os chifres. Sem falar que a descorna em bovinos também evita acidentes com os tratadores.

Na pecuária, um procedimento cirúrgico muito comum é a castração, em especial nos animais de corte. Quando realizada por profissional especializado e experiente, a recuperação do bovídeo é rápida e, em pouco tempo, sua performance em campo melhora de forma bastante significativa. A cirurgia é realizada na propriedade pecuária, sendo um procedimento simples e de baixo custo para o pecuarista.

Outra cirurgia comum no universo da pecuária é a cesariana. O procedimento é recomendado no caso de partos distócicos, cujas manobras obstétricas não surtem efeito. Trata-se de uma medida indispensável, que preserva a vida não apenas do bezerro como também da fêmea parturiente. Geralmente, a cesariana é indicada para vacas primíparas e vacas que geram fetos grandes ou originados de cruzamento de raças de dupla musculatura.

"Pela complexidade dos procedimentos cirúrgicos em animais de grande porte, é fundamental conhecer as técnicas mais frequentes e compreender as etapas e as diretrizes, para a realização de cirurgias em grandes animais, desde o diagnóstico e o pré-operatório, até a ministração de anestésicos e as técnicas de sutura”, afirma Samuel Pereira Simonato, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária.

O novo curso é composto de dezenove aulas, que demonstram as práticas cirúrgicas de orquiectomia, descorna de animais adultos, técnicas de preparação de rufiões para o rebanho, cesariana em vacas, enucleação, herniorrafia, amputação de dígito, tenotomia, desmotomia e neurectomia de ligamentos acessórios. Além disso, você verá como é feito o manejo durante o período pós-operatório a fim de garantir a plena recuperação do bovino.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Grandes Animais do VET Profissional, com o Prof. M. Samuel Pereira Simonato, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Fonte: revistaveterinaria.com.br
Por Andréa Oliveira.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.