Confira o novo Curso do VET Profissional Aves Domésticas - Produção e Principais Doenças

O Curso Aves Domésticas - Produção e Principais Doenças é composto de aulas, que apresentam a importância econômica da avicultura no país, além do controle de doenças

Confira o novo Curso do VetProfissional Aves Domésticas - Produção e Principais Doenças

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Dentro do complexo brasileiro de carnes, a avicultura pode ser considerada uma das atividades mais dinâmicas, capaz de oferecer amplas oportunidades para profissionais de veterinária no mercado de trabalho”, afirma Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional.

Na criação de aves domésticas, o manejo sanitário é um dos principais fatores para o sucesso do avicultor. Por esse motivo, torna-se indispensável seguir alguns cuidados em relação às principais doenças, que acometem as aves e causam prejuízos ao produtor. Dentre elas, podemos citar a Newcastle, a Coccidiose, as Salmoneloses, além das Verminoses.


Newcastle

A doença de Newcastle apresenta alto grau de contaminação, pois o vírus é disseminado no ar. Quando não detectada no início, o quadro de saúde das aves se agrava, tornando-se seriamente letal. Normalmente, os sinais de que as aves estão com a doença se manifestam cerca de cinco dias após o contágio. Dentre os principais sintomas, temos: tremor nas pernas, respiração dificultada (aves com bico aberto), diarreia esverdeada e abundante, redução do apetite, além de encefalite.


Coccidiose

A Coccidiose é uma doença causada por protozoários, conhecidos como eimerias. Quando esses invasores penetram na mucosa intestinal das aves, geram graves lesões. Quando não submetidas a tratamento imediato, as aves podem morrer. Trata-se de uma doença que causa sérios prejuízos econômicos ao avicultor. Portanto, quando frangos e galinhas apresentarem sinais da doença, devem ser tratados com urgência. Dentre os principais sintomas, podemos citar: fezes com sangue, apatia, fadiga, sonolência, calafrios e asas caídas.


Salmoneloses

A Salmonella é uma bactéria altamente contagiosa, que pode dizimar todo lote de aves quando não controlada de imediato. Trata-se de um mal seriamente perigoso para as aves e para os seres humanos. O diagnóstico dessa zoonose pode ser realizado por meio de exames em laboratório. As aves doentes apresentam os seguintes sintomas: anorexia, palidez, asas caídas, redução na postura, ovos deformados (tifo aviário). Ou ainda: cegueira, claudicação, diminuição da fertilidade e eclodibilidade (pulorose). Por fim, penas arrepiadas, amontoamento e diarreia (paratifo aviária). Estes são os sinais mais comuns das três salmoneloses.


Verminoses

As verminoses são causadas por parasitas internos, que se alojam no intestino das aves. Os vermes achatados, longos e segmentados são conhecidos como cestoides ou tênias. Já os cilíndricos recebem o nome de ascáridas (ou lombrigas). Até mesmo infestações leves em aves adultas devem ser controladas. Nas aves jovens, as verminoses podem ser letais quando não tratadas. Nessas aves, os sintomas são os seguintes: fraqueza, tristeza, fadiga, diarreia, desenvolvimento retardado, anemia e paralisia.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Por Andréa Oliveira.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.